Ivanie Aubin Malo é canadense, mas sua nação é outra. Do povo Wolastoqiyik, Ivaie faz parte da Primeira Nação da Confederação Wabanaki de língua algonquina. São os povos indígenas do vale do Wolastoq (San John River) e seus afluentes. Seu território se estende através das fronteiras atuais de New Brunswick e Quebec, no Canadá, e partes do Maine, nos Estados Unidos.
Na Aldeia Multiétnica pela primeira vez, Ivanie conta sobre os desafios de sua comunidade para preservação e salvaguarda dos costumes. O território tradicional de seu povo é bem pequeno, tendo no território tradicional quase que apenas o centro administrativo, onde as decisões do seu povo são tomadas. A população que integra a nação vive espalhado pelas cidades, o que dificulta ações de pertencimento e fortalecimento cultural.
No coração de Ivanie, um desejo cresce e tem floreado ainda mais com a experiência no Brasil. "A grande visão que eu tenho para a minha comunidade é que a criação de um centro cultural pode transformar a nossa história", pontuou. Se reconhercer, perceber a diversidade e a beleza do seu povo, assim como percebe em contato com os povos indígenas do Brasil.